quinta-feira, 24 de abril de 2008

DOENÇAS SEXUAIS

Aids/Sida

A aids é uma sindrome caracterizada pela diminuição da resposta imunológica do organismo a agentes patogênicos, causando uma série de doenças chamadas de oportunistas, porque não se manifestam em indivíduos com defesas normais.

Sífilis

Embora a sifilis seja uma dst de tratamento fácil e disponivel em todas as unidades de saúde, existem uma efetiva mobilização dos serviços de saúde em torno da detecção de casos dessa doença.

Gonorréia

Doença infecciosa causada por uma bactéria, do tipo gonococo, chamada NEISSERIA GONORRHOCAE, que causa um processo inflamatório na mucosa uretral, denominado uretrite gonocócica.


Uretrites não-gonocócicas

As uretrites não-gonocócicas compreendem um conjunto de uretrites sintomáticas causadas por microrganismos que não o gonococo. O mais comum desses agentes é a bactéria CHLAMYDIA TRACHOMATIS.

Condiloma acuminado

Doença infecciosa causada por um vírus chamado hpv (papilomavírus humano), também conhecida como crista de galo ou verruga genital.

Linfogranuloma venéreo

Também chamada de doença de Nicolas-Favre, é uma doença infecciosa de trasmissão exclusivamente sexual, causada pela bactéria CHLAMYDIA TRACHOMATIS. Sua entrada no organismo ocorre através de lesões na genitália, muitas vezes despercebidas, que eliminam a clamidia, atingindo o parceiro sexual.

Cancro mole

Doença causada por uma bactéria chamada HAEMOPHILUS DUCREY,de contágio exclusivamente sexual. Sua principal características é o surgimento de varias lesões, entre 2 e5 dias após o contágio-que ocorre pelo contato com a secreção que sai das lesões do parceiro sexual. Tal secreção contém vários hemófilos, o que torna tão fácil a trasmissão.

Herpes genital

Doença causada pelo HERPES SIMPLEX VIRUS (hsv), dos tipos 1 e 2. Embora possa provocar lesões em qualquer parte do corpo, acomete principalmente os órgãos genitais, cerca de 3 a 14 dias após o contágio, que pode ser sexual ou por contato com fômitos.

Denovanose

È uma dst pouco frequente, mas encontradas em paises de clima tropical e subtropical, como o Brasil. È causada por uma bactéria denominada CALYMMATOBACTERIUM GRANULOMATIS, transmitida pelo contato com as ulcerações presentes no doente.

Nenhum comentário: